Arrecadação de Tibagi aumentou 12,33% no primeiro quadrimestre de 2022

Receita atingiu o patamar de R$ 34,4 milhões. Se comparado com o ano de 2020, valor aumentou 25,60%. Valores são relevantes se for levado em consideração a perca da receita oriunda de ISS da antiga administradora do pedágio.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Finanças, conseguiu aumentar a arrecadação do município no primeiro quadrimestre de 2022 em 12,33%. Os valores saltaram de R$ 30,7 milhões para R$ 34,4 milhões. Esses números foram apresentados em audiência pública realizada na tarde da última terça-feira (24).

Se os valores forem comparados com o ano de 2020, o aumento fica ainda mais evidente. Antes do início da atual gestão, o valor arrecadado foi de R$ 27,4 milhões. Isso representa um aumento de 25,60%.

O secretário de Finanças, Joairan Carneiro, explica que o valor do ICMS repassado pelo Governo do Paraná, que é um dos principais carros-chefes da arrecadação de Tibagi, também aumentou em 23,33%, e foi de aproximadamente R$ 11 milhões para R$ 14 milhões.

“Somente com o IPTU, no primeiro quadrimestre de 2022, o município arrecadou 41,27% do previsto para o IPTU do ano todo. Lembrando que o vencimento da parcela única é apenas em setembro. Acredito que esse montante é reflexo do programa IPTU Premiado, instituído a partir deste ano, que privilegia o bom pagador com a chance de concorrer a diversos prêmios”, destaca Joairan.

Ele destaca também que o valor do Fundo de Participações do Município (FPM) também aumentou de R$ 7,9 milhões no período para R$ 10,1 milhões, o que representa um acréscimo de 26,57%.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi