Prefeitura de Tibagi muda Carnaval 2019 para dar continuidade à festa

Entre as mudanças estão a realização de concursos online e fim do desfile de rua nesta edição

Prefeitura de Tibagi muda Carnaval 2019 para dar continuidade à festa

A Prefeitura Municipal comunica oficialmente que a programação do Carnaval 2019, que acontecerá de 01 a 05 de março, será modificada. Para dar continuidade à sua festa mais popular e para evitar de encerrar definitivamente a realização do evento devido ao custo, o executivo vai promover uma série de medidas para economizar recursos públicos.

A primeira mudança foi a modernização dos concursos para as escolhas da Rainha e das Marchinhas desta edição. O evento, que aconteceria no dia 16 de fevereiro, às 21h, na Praça Edmundo Mercer, foi cancelado. Neste ano os concursos serão on line, com votação pela página oficial do Carnaval de Tibagi.

O novo regulamento já está pronto, mas o prazo para inscrições continua o mesmo, até 1° de fevereiro. O que muda agora é que será feito um vídeo de cada candidata ao posto de Rainha e de cada inscrito (a) para escolha da Melhor Marchinha Carnavalesca. A intenção é permitir que os internautas possam conhecer e analisar os quesitos respectivos de cada concurso. Os vídeos mais curtidos dentro do prazo estipulado para votação, que será de 18 a 22 de fevereiro, serão consagrados Rainha do Carnaval e Melhor Marchinha Carnavalesca. Os segundos e terceiros vídeos mais votados de cada concurso também serão premiados.

Os vídeos serão produzidos e disponibilizados nas redes sociais pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, sem custos extras para o executivo.

Outra medida será o cancelamento do Desfile de Rua. A decisão partiu da Comissão Organizadora, juntamente com o prefeito Rildo Leonardi, na certeza de que o custo do Carnaval cairá significativamente. A Tenda Alternativa também não será montada este ano. O público poderá curtir shows na Tenda Principal e na Tenda do Samba. As matinês, o Desfile do Corso e a praça de alimentação estão mantidos.

O prefeito lamenta o cancelamento do desfile, mas considera necessária a contenção de despesas. “Sabemos que o Desfile de Rua é o grande destaque do Carnaval, é uma perda lastimável, sem dúvida, mas precisamos mudar e conhecemos a complexidade que é criar um desfile. Não conseguiríamos fazer com a mesma beleza, com a mesma grandiosidade que sempre foi feito. Para economizar precisaríamos diminuir o investimento nas fantasias, no número de pessoas, blocos, baterias. Não conseguiríamos fazer o Desfile de Carnaval 2019 à altura dos outros que já foram feitos. Por isso tomamos uma decisão de mudar a programação da festa deste ano, para não deixarmos de fazê-la”, argumentou.

Os recursos economizados já tem destino certo. “Em uma decisão conjunta com demais secretários optamos por providenciar a instalação de ar condicionado em todas as creches e escolas municipais. Nossos alunos terão mais conforto, uma escola mais preparada para os dias de calor e frio intensos. Uma necessidade que há tempos vinha sendo reivindicada por pais e professores e que agora será uma realidade. Então é com muita humildade que conto com a compreensão e apoio de todos”, finalizou.

A programação completa, já com as alterações previstas, será divulgada nos próximos dias.

Bianca Martins

42 988040968/ 3916-2120