× Fechar menu
Licitação ao vivo
, clique aqui
Prefeitura Municipal de Tibagi

Tibagi faz mutirão de limpeza em toda a cidade

Para combater a dengue, Prefeitura uniu Secretarias na ação que conta ainda com o apoio da Fiscalização

13/05/2020 em SAÚDE

Nas últimas semanas a Prefeitura de Tibagi uniu as forças das Secretarias Municipais de Saúde, Urbanismo e Obras, Meio Ambiente e Transportes, juntamente com a Vigilância Sanitária e a Fiscalização para um mutirão de limpeza que está percorrendo todo o município. Entulhos e outros materiais que não são retirados na coleta convencional são recolhidos para evitar a proliferação do mosquito da dengue, transmissor da doença que já soma mais 167 mil casos em todo o Paraná e 26 em Tibagi.


O secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, conta com o apoio da população para manter os terrenos limpos, eliminando possíveis focos de proliferação do Aedes aegypti. "Essa ação é importante para tentar diminuir o foco de entulho e lixos que possam ser criadouros do mosquito da dengue. É importante que a população assuma a responsabilidade cuidando de seus terrenos, não deixando acumular entulho ou qualquer objeto que possa juntar água parada", disse.


A gerente da Vigilância Sanitária, Ana Luiza Pedroso, atenta para os criadouros naturais. "O criadouro  do mosquito da dengue é agua parada. Qualquer objeto ou local/ recipiente que possa juntar água, a larva do mosquito da dengue se prolifera. Lembrando que rios e encostas são considerados criadouros naturais do mosquito tipo Cullex sp e não Aedes aegipty, assim não podendo usar larvicida nesses locais por se tratar de agressão ao meio ambiente também."


A partir desta quarta-feira (13), a Fiscalização começou a acompanhar as limpezas e tem ido nas residências informar e conscientizar a população. Durante as visitas, a equipe detalha a ação explicando também sobre a multa prevista no artigo 43 do Código de Posturas do município.


No artigo 36 do Código de Posturas é especificado que o descartes de resíduos provenientes de indústrias e oficinas, os restos de materiais de construção, terra, os entulhos provenientes de demolições, folhas ou galhos, as matérias excrementícias e outros resíduos de casas comerciais é de responsabilidade do morador.
A Prefeitura de Tibagi também está contratando uma empresa que ficará responsável pela coleta e transporte entulhos e restos de construção. A licitação está marcada para esta sexta-feira (15).


Forma correta do descarte
Aqueles que tiverem materiais como esses e têm dúvidas sobre o descarte correto podem contatar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), através do telefone 3916-2151, para esclarecimentos.
 

Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: