Assistência Social de Tibagi promove capacitação

Tema do trabalho foi "Rede de Proteção à Criança e ao/a Adolescente" com os/as integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do/a Adolescente - SGDCA do Município.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria da Criança e Assistência Social, realizou na última semana o primeiro de sete encontros de capacitação que tem como objetivo abordar sobre a Lei da Escuta Protegida.

A Lei Federal 13.431/2017 estabelece o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. O público-alvo são os técnicos dos serviços de referência que fazem esse atendimento no município.

Com 100 horas de carga horária, o ciclo de capacitações acontece nos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro. Os encontros são realizados com a mediação do assistente social Uilson José Gonçalves Araújo.

De acordo com a secretária da Criança e Assistência Social, Tatiane Oliveira, os objetivos são capacitar quanto à política de atendimento à criança e ao/a adolescente em situação de violência, bem como, identificação de casos, abordagem e possíveis encaminhamentos para a efetivação da garantia de direitos desta população e orientar e construir coletivamente o Fluxo e Protocolo Municipal para atendimento às crianças e adolescentes que estejam em situação de violência.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi