Assistência Social de Tibagi realiza o serviço de abordagem social

Previsto na Tipificação dos Serviços Socioassistenciais, o Serviço especializado em Abordagem Social tem como objetivo realizar busca ativa por situações de risco pessoal e social, por violação de direitos. Em Tibagi, o foco foi em pessoas em situação de rua.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria da Criança e Assistência Social, realizou na última semana uma ação importante para a garantia de direitos da população tibagiana, além de permitir o acesso das pessoas a todas as políticas públicas: o serviço de abordagem social.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (2009), o Serviço especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos. Em Tibagi, o foco foi em pessoas em situação de rua.

Para garantir a segurança e integridade dos profissionais que realizaram a abordagem social, foi solicitado o apoio da Polícia Militar.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Tatiane Oliveira, de todas as abordagens realizadas apenas uma pessoa relatou que é morador de rua e não possui nenhuma renda. Em todas as outras, os cidadãos estão em situação de rua, ou seja, possuem endereço fixo e renda (Bolsa Família).

Fotos: Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi