Atletas olímpicos participaram do Brasileiro de Canoagem em Tibagi

Pedro Gonçalves, o Pepê, é o principal canoísta slalom do país e participou dos Jogos do Rio 2016 e Tóquio 2020. Atleta de Tibagi, Luccas de Francisco Pereira dos Santos ficou com o ouro na Caiaque Cross Júnior.

Tibagi recebeu no último final de semana pelo segundo ano consecutivo o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom e a Copa do Brasil de Caiaque Cross. Disputado no canal de canoagem do município, que fica na Orla do Rio Tibagi, a competição nacional reuniu mais de 100 atletas. Entre eles, dois atletas olímpicos brasileiros.

O prefeito de Tibagi Artur Butina, esteve no evento e falou do entusiasmo da prefeitura em receber novamente mais um campeonato brasileiro. “Tibagi já tem a tradição da canoagem há muitos anos, nós já tivemos o Mundial de 2003 aqui. Hoje temos uma pista de qualidade para oferecer. Então, pra Tibagi, para todos que estão batalhando, é uma satisfação muito grande poder receber o brasileiro, poder receber o povo, poder receber toda a equipe que faz esse trabalho fantástico. Eu acredito que podemos trazer o mundial pode fazer um sul-americano, quem sabe. Para nós é um privilégio muito grande receber todos os atletas e aproveitar esse rio em nossa casa”, disse o prefeito.

Pedro Gonçalves é o principal canoísta slalom do Brasil e competiu em Tibagi pela primeira vez. Pepê já disputou os Jogos Olímpicos do Rio em 2016 e de Tóquio em 2020. Ele ficou com o ouro na K1 Sênior. “Competi na prova do caiaque extremo, prova que eu gosto muito. O rio deu uma subidinha, ficou um pouco mais difícil, mas para o Cross ficou perfeito. Levei um ouro no K1, acho que é minha 13ª conquista em Campeonato Brasileiro, um bronze na C1, que eu não esperava, e também um bronze na equipe”, disse Pepê. Charles Fernando Correa participou do Rio 2016 e ficou com o ouro na C1 Sênior.

Os atletas de Tibagi, através da Associação Semeando Sonhos, também participaram da competição com os melhores canoístas do Brasil. Luccas de Francisco Pereira dos Santos ficou com o ouro na Caiaque Cross Júnior. André Luiz de Paula e Allan Kauã da Silva Ferreira disputaram a semifinal do Caiaque Cross sênior. Allan Kauã conquistou o bronze no paranaense de K1 sênior e Luiz Antônio Pereira Machado também ficou com o bronze na C1 sênior.

Fotos: João Pedro Agostinho e Maurício Martins Pereira