Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje em Tibagi

12/04/2021 em SAÚDE

A partir das 17h desta segunda-feira (12) a Prefeitura Municipal de Tibagi inicia a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Dividida em 3 fases, a primeira vai do dia 12 de abril até o dia 10 de maio de 2021. Hoje as doses serão aplicadas até as 19 horas. Tibagi recebeu 700 doses da vacina neste primeiro momento e deverá receber novas doses todas as semanas.
Quem deverá receber a vacina nesta primeira fase são:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Trabalhador da Saúde: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
Gestantes: em qualquer idade gestacional
Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto

A Secretaria de Saúde de Tibagi definiu apenas um local de vacinação que será na Clínica de Saúde da  Mulher e da  Criança, que fica na Avenida Manoel das Dores, 1395, ao lado da Defesa Civil. Segundo a coordenadora da unidade, Karen Lapkouski, isso aconteceu para evitar o contato entre o público que está atualmente recebendo a vacina contra a Covid-19 e as pessoas que devem receber o imunizante contra a gripe. “Vamos estender o horário de atendimento da vacinação também para evitar filas e aglomerações”, complementa.

A partir desta terça-feira (13), as doses poderão ser tomadas das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 19 horas todas as segundas, terças e quartas-feiras. Nas quintas-feiras não haverá vacinação. Nas sextas-feiras elas só acontecem no período da manhã. Nos sábados das 08h às 12h e das 13h às 17h. Aos domingos e nos feriados de Tiradentes (quarta-feira, dia 21) e do dia do trabalhador (sábado, 1º de maio) também não haverá vacinação. Excepcionalmente neste sábado (17) além do Centro de Saúde a vacina contra a gripe poderá ser tomada também na PSF do São José. O planejamento da vacinação nos distritos de Caetano Mendes e Alto do Amparo acontece hoje e será divulgado na sequência.

Uma dúvida importante que deve ser esclarecida é sobre a relação da vacina contra a covid-19 e contra a gripe. Karen afirmou que como as duas campanhas seguem juntas, a prioridade total é para a vacina contra o coronavírus. Além disso, quem por ventura recebeu recentemente a vacina contra a Covid-19 deve esperar pelo menos 14 dias entre uma imunização e outra. “Em Tibagi, apenas os profissionais da saúde podem se enquadrar nesse aspecto e a população não precisa se preocupar”, disse.

Por fim, Karem ressalta que todos os cuidados já difundidos contra o coronavírus devem ser tomados no momento da vacinação contra a influenza como, por exemplo, o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos. “Outra informação importante é que todas as pessoas devem levar a carteirinha de vacinação para que seja informada a dose que está sendo recebida e também a atualização de alguma outra vacina que não tenha sido tomada”, finaliza.
Você pode conferir o cronograma com as datas e horários de vacinação neste link:  CRONOGRAMA VACINAS 💉