Canoagem de Tibagi conquista quatro primeiros lugares nos Jogos da Aventura e Natureza

Na etapa de Guaratuba, da competição organizada pelo Governo do Estado do Paraná, Tibagi conquistou outras nove medalhas no caiaque polo, seaside cross e na maratona de canoagem.

A canoagem de Tibagi segue sendo destaque nas competições esportivas do Paraná. A equipe do município conquistou quatro medalhas de ouro, com 13 no total, nos Jogos da Aventura e Natureza, evento organizado pela Superintendência Geral do Esporte do Governo do Paraná, incluído no Verão Paraná – Viva a Vida (2021/2022).

A primeira etapa de 2022 foi realizada na cidade de Guaratuba, no Píer público da baía da cidade, na Praça dos Namorados, dos dias 11 a 13 de fevereiro. A Prefeitura Municipal de Tibagi, através da Secretaria de Esportes e Recreação Orientada (SERO), em parceria com a Associação Semeando Sonhos, viabilizou a participação dos atletas tibagianos na competição.

Segundo André Luiz de Paula, professor da escolinha de canoagem de Tibagi, o município competiu em três modalidades: caiaque polo, uma mistura de canoagem com polo aquático; seaside cross, muito comum na Europa, os atletas descem uma rampa, seguem um percurso e finaliza a prova arremessando uma bola em um gol; e a maratona de canoagem, que envolve a competição tanto na água e é finalizada com uma pequena corrida até a linha de chegada.

“A parceria com o Semeando Sonhos, além da SERO, tem sido muito importante para todos os atletas, que seguem motivados para as competições e buscando sempre o melhor resultado possível. Esses eventos do Governo do Paraná também ajudam muito para que os atletas sigam treinando”, afirma o professor de canoagem.

Tibagi ficou com a medalha de ouro no caiaque polo sênior, ao derrotar a forte equipe de Foz do Iguaçu na final, com os atletas Rud, Luiz Fernando, João Marcos, Paulo Motta e Andrezão.

Já na seaside cross, Tibagi fez a dobradinha na modalidade C1 júnior com Luiz Antônio no primeiro lugar e Alan Kauã em segundo. E o município também ficou com o ouro na categoria K1 sênior, com Andrezão.

E na maratona de canoagem Tibagi ficou na primeira posição na categoria sub-12 com Jhonas, de apenas 10 anos, um dos principais destaques do município. Além desse ouro, ele conquistou a medalha de bronze no caiaque polo, junto com Maria Eduarda, Vinícius, Cauê e Ana Ellis; ficou com o bronze no seaside cross na modalidade C1 e ficou com a prata na K1.

As outras medalhas do município foram conquistadas no caiaque polo com a prata nas categorias sub-14 com os atletas Luiz Kauã, Yuri, Nicolas, Luiz Gustavo, Gisele e na júnior com Paulo Motta, Alan Kauã, Luiz Antônio, Jociele, João Vitor.

No seaside cross, Tibagi ficou com a prata no sub-12 C1 com Vinícius e com o bronze no sub-14 K1 com Luiz Kauã. Por fim, na maratona de canoagem Andrezão ficou com o terceiro lugar na categoria sênior.

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi.
Fotos: Divulgação/Clóvis Santos