Carnaval deve reunir mais de 1 milhão de foliões nas ruas e incrementar turismo do Paraná

Estimativa se refere a Matinhos, Antonina, Curitiba, Tibagi, Maringá, Centenário do Sul, Londrina, Foz do Iguaçu e Santa Helena, destaques no Paraná. Carnaval incrementa os resultados do turismo em fevereiro e a estimativa é que o setor fature R$ 2,5 bilhões no mês.

As cidades paranaenses que capricham nos festejos do Carnaval, movimentam seus bloquinhos e incentivam os foliões têm expectativa de reunir, neste ano, mais de 1 milhão de turistas. O Viaje Paraná, novo órgão do Governo do Estado vinculado à Secretaria do Turismo (Setu), compilou as principais festas no Estado, com destaque para Matinhos, Antonina, Guaratuba, Curitiba, Tibagi, Maringá, Centenário do Sul, Londrina, Foz do Iguaçu e Santa Helena. Tem opção para todos os gostos.

Com 124 anos de existência, o Carnaval de Rua de Tibagi, nos Campos Gerais, é uma das mais antigas e maiores festas do Paraná. Do dia 9 ao dia 12, a praça central da cidade recebe a folia com coroação das majestades - o Rei e a Rainha, apresentação de marchinhas, shows, matinê infantil e da melhor idade, desfile de escola de samba e o resgate do tradicional desfile do Corso. Inspirado nos tradicionais carnavais franceses, a própria população enfeita e produz seus carros alegóricos e formam bloquinhos que saem em folia da Praça 18 de Março até o centro da cidade.

Considerado todo o Paraná, o Carnaval deverá incrementar o movimento do turismo em fevereiro, injetando R$ 2,5 bilhões na economia estadual, segundo estimativa divulgada nesta semana, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O número é 14,5% maior que o do mesmo mês do ano passado.

O Paraná deve ocupar a sexta posição nacional em faturamento com turismo no mês do Carnaval, atrás de São Paulo (R$ 16,3 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 5,3 bilhões), Minas Gerais (R$ 5,2 bilhões), Bahia (R$ 2,5 bilhões) e Rio Grande do Sul (R$ 2,5 bilhões).

Texto: Agência Estadual de Notícias

Fotos: João Pedro Agostinho e Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi