Controle de Zoonose de Tibagi alerta sobre 2 novos casos de morcegos positivos para raiva

Se alguém encontrar um morcego caído no chão, vivo ou morto, ou se o animal for avistado em atividade durante o dia, a recomendação é de não tocar no morcego e nem deixar que outras pessoas ou animais se aproximem

25/10/2023 em SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Tibagi, através do Centro de Controle de Zoonoses, alerta sobre novos casos de morcegos positivos para raiva capturado na sede do município. Este ano já foram localizados e capturados 21 morcegos no município, sendo 3 desde positivos para raiva. Todos recolhidos na área urbana do município.

O médico veterinário Pedro Irineu Teider Junior, coordenador de Controle de Zoonoses, reforça a importância de que se alguém encontrar um morcego caído no chão, vivo ou morto, ou se o animal for avistado em atividade durante o dia, a recomendação é de não tocar no morcego e nem deixar que outras pessoas ou animais se aproximem, e entrar em contato com o Controle de Zoonoses (CCZ) do município pelo número (42) 98811-2644.

Segundo a Secretaria de Saúde Natasha Dutko, caso haja algum contato com o morcego, seja por toque, mordida ou arranhão, é necessário lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima.

O Controle de Zoonoses realiza vacinação gratuita todas as terças e quintas feiras, das 13h30 às 17h30, mediante horário marcado pelo telefone/WhatsApp: (42) 98811-2644. No dia agendado, o proprietário maior de idade deve comparece no Centro Controle de Zoonoses, Rua Frei Gaudêncio, 634, portando os seguintes documentos originais: RG, CPF, Comprovante de Endereço e se tiver, carteirinha de Vacinação do Animal.

Arte: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi