× Fechar menu
Licitação ao vivo
, clique aqui
Prefeitura Municipal de Tibagi

Controle de Zoonose orienta sobre cuidados com morcegos, após caso de raiva

Animal contaminado foi capturado recentemente na região central do município. Caso haja contato com qualquer morcego, é preciso lavar o local com água e sabão e procurar a UBS mais próxima o mais rápido possível

27/04/2023 em SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Tibagi, através do Centro de Controle de Zoonoses, alerta a toda a população tibagiana sobre um caso de morcego positivo para raiva capturado na região central do município. Este ano já foram localizados e capturados 9 morcegos no município. Todos os casos se tratavam de espécies que se alimentam de insetos ou frutos, sendo todos recolhidos na área urbana do município.
 

A maioria dos morcegos está saudável e não transmite a doença. Porém, alguns podem se infectar com o vírus, adoecer e transmitir a raiva ao ser humano ou aos animais de estimação.
 

De acordo com o médico veterinário Pedro Irineu Teider Junior, coordenador de Controle de Zoonoses, se alguém encontrar um morcego e ele estiver caído no chão, vivo ou morto, ou se o animal for avistado em atividade durante o dia, a recomendação é de não tocar no morcego e nem deixar que outras pessoas ou animais se aproximem.
 

Segundo Pedro, é necessário que o animal seja isolado em algum recipiente, “de preferência com um peso em cima para evitar que fuja”.
 

“Caso haja algum contato com o morcego, seja por toque, mordida ou arranhão, é necessário lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e comunicar o Centro de Controle de Zoonoses”, afirma Pedro.
 

Ele disse ainda que matar um morcego é crime ambiental, previsto na Lei 9.605/1998. Além disso, é preciso que cães e gatos estejam devidamente domiciliados e sejam vacinados todos os anos contra a raiva.


 

O contato com o Controle de Zoonoses pode ser feito pelo telefone (42) 98811-2644 (WhatsApp).
 

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi

Arte: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi


Compartilhe nas redes sociais: