Controle de Zoonose orienta sobre cuidados com morcegos, após caso de raiva

Animal contaminado foi capturado recentemente na região central do município. Caso haja contato com qualquer morcego, é preciso lavar o local com água e sabão e procurar a UBS mais próxima o mais rápido possível

27/04/2023 em SAÚDE

A Secretaria de Saúde de Tibagi, através do Centro de Controle de Zoonoses, alerta a toda a população tibagiana sobre um caso de morcego positivo para raiva capturado na região central do município. Este ano já foram localizados e capturados 9 morcegos no município. Todos os casos se tratavam de espécies que se alimentam de insetos ou frutos, sendo todos recolhidos na área urbana do município.

A maioria dos morcegos está saudável e não transmite a doença. Porém, alguns podem se infectar com o vírus, adoecer e transmitir a raiva ao ser humano ou aos animais de estimação.

De acordo com o médico veterinário Pedro Irineu Teider Junior, coordenador de Controle de Zoonoses, se alguém encontrar um morcego e ele estiver caído no chão, vivo ou morto, ou se o animal for avistado em atividade durante o dia, a recomendação é de não tocar no morcego e nem deixar que outras pessoas ou animais se aproximem.

Segundo Pedro, é necessário que o animal seja isolado em algum recipiente, “de preferência com um peso em cima para evitar que fuja”.

“Caso haja algum contato com o morcego, seja por toque, mordida ou arranhão, é necessário lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e comunicar o Centro de Controle de Zoonoses”, afirma Pedro.

Ele disse ainda que matar um morcego é crime ambiental, previsto na Lei 9.605/1998. Além disso, é preciso que cães e gatos estejam devidamente domiciliados e sejam vacinados todos os anos contra a raiva.

O contato com o Controle de Zoonoses pode ser feito pelo telefone (42) 98811-2644 (WhatsApp).

Arte: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi