Para a arte, é impossível avançar sem olhar para trás: essa é a proposta de “Dois Olhares”, espetáculo de jazz contemporâneo da EF Jazz Company de Curitiba, com coreografia de Eliane Fetzer, lança um olhar investigativo sobre a revolução da mulher nos anos 1920. A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), promove esse espetáculo no dia 3 de julho (próximo domingo), a partir das 20h no Teatro Tia Inália, com entrada franca.
A década em questão foi um tempo de mudança de valores, libertação da mulher e efervescência cultural. O jazz ganhou popularidade, marcado pela improvisação musical e, no Brasil, a Semana de Arte Moderna e a inovação industrial marcavam uma grande revolução.
A coreógrafa e diretora Eliane Fetzer conta que, para “Dois Olhares”, realizou um recorte da emancipação feminina do período, enfocando a entrada no mercado de trabalho, o direito ao voto e a recusa ao casamento arranjado, entre outros marcos.
Equipe promoveu workshop para bailarinas tibagianas
A circulação pelo interior do Paraná leva o espetáculo a nove cidades com pouco acesso a produções culturais autorais. A regionalização proposta pelo projeto inclui aulas e estudos coreográficos ministrados pelos bailarinos da companhia para alunos de dança selecionados nos locais, e também conta com a participação destes na abertura do espetáculo.
“Essa foi uma forma de estimular a produção artística de outras regiões, proporcionar novas experiências e aprimoramento técnico aos professores e estudantes de dança e democratizar o acesso às artes”, explica a coordenadora da BPC Produções, Simone Bönisch.
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná. Apoio: COPEL.
SERVIÇO
Espetáculo “Dois Olhares”, com EF Jazz Company
Data: 03/07/2022 (próximo domingo)
Local: Teatro Tia Inália
Horário: 20h
Entrada franca
Texto: Assessoria de Comunicação BPC Produções e Prefeitura de Tibagi
Fotos: Divulgação / Juliano Peçanha