Documentário sobre arqueologia em Tibagi é selecionado para festival de cinema italiano

O filme que faz parte da série “O Lugar Antes de Mim” participará do seu 4º festival. O foco do documentário é a arte rupestre encontrada no Cânion Guartelá, em Tibagi, e em outras formações de arenitos da região.

O segundo episódio da série O Lugar Antes de Mim - A Arte Rupestre nos Campos Gerais, produzido no Paraná, faz parte seleção oficial do “Firenze Archeofilm - Festival Internazionale Del Cinema di Archeologia Arte Ambiente” 2022, sendo o único filme brasileiro presente no festival que acontece em Florença na Itália.

No episódio que aborda a arte rupestre em Tibagi e nos Campos Gerais, em arenitos no Segundo Planalto Paranaense, é possível conhecer diversos sítios arqueológicos nos municípios de Ponta Grossa, Tibagi, Ventania, Piraí do Sul e Jaguariaíva. O documentário será exibido em evento presencial no dia 03 de março às 11h (hora local).

A série documental criada e dirigida por Karla Nascimento, propõe a difusão e a consequente valorização do patrimônio cultural, em especial os sítios arqueológicos através dos recursos audiovisuais, e é produzida pela Ampler.

Para a produção do filme foram registrados abrigos e cavernas que estão localizados em áreas da Escarpa Devoniana e da Bacia do Paraná, numa paisagem surpreendente, com rochas sedimentares, que vem se transformando ao longo de 130 milhões de anos, desde a separação da África com a América do Sul.

Parte da região já foi fundo de oceano e, atualmente, conta com uma incomparável beleza cênica, com cânions, cachoeiras, cascatas, lajeados, cavernas, fendas e abrigos, alguns apresentando vestígios e representações simbólicas de povos que habitaram o local desde tempos remotos.

São pinturas e gravuras rupestres, artefatos lascados e polidos em pedra, além de materiais cerâmicos e evidências da dieta alimentar. As escavações e estudos já realizados confirmam cientificamente a presença humana há mais de 8.000 anos atrás nos Campos Gerais, podendo chegar brevemente, com os resultados de novas pesquisas, a datas bastante recuadas.

Texto: Divulgação
Fotos: Divulgação/Almir Brito Jr.