Escolas municipais de Tibagi realizam Prova Brasil a partir desta quarta-feira

Avaliação é realizada com as turmas dos quintos anos e tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

As escolas municipais de Tibagi e dos distritos de São Bento do Amparo e Caetano Mendes realizam a partir desta quarta-feira (10) até a próxima sexta (12) a Prova Brasil, aplicada para os alunos dos 5ºs anos.

De acordo com a coordenadora do ensino fundamental, Marta Serenato Martins, a Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Ela disse também que nos testes aplicados os estudantes respondem a itens (questões) de Língua Portuguesa, com foco em leitura e interpretação, e em Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Além disso, Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações da Prova Brasil, explica Marta, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Juntos, esses fatores são responsáveis pelo acompanhamento da qualidade do serviço prestado e tornam a gestão escolar capaz de promover melhorias plenamente eficazes. A análise desses indicadores, além de evidenciar o desempenho individual dos alunos, é importante para o desenvolvimento do educador.

Professores e gestores podem fazer uso dos indicadores como ferramentas de autoavaliação a fim de observarem suas próprias ações. Assim, a escola consegue acompanhar o seu desempenho e identificar os pontos em que é possível melhorar, seja no relacionamento com o estudante, com o corpo docente ou até mesmo com os pais e responsáveis.

Cronograma de aplicação da Prova Brasil em Tibagi

Nesta quarta-feira (11), as escolas municipais Professor Aroldo e Professora Ida Viana da Costa realizam a Prova Brasil. Serão duas turmas no período da manhã e duas turmas no período da tarde.

Na quinta-feira (11), é a vez da Escola Municipal Telêmaco Borba. Serão seis turmas no período da manhã e apenas uma no período da tarde.
Por fim, na sexta-feira (12) é a vez das escolas localizadas nos distritos de Tibagi. Na escola municipal David Federmann e na escola São Bento serão duas turmas de manhã e duas turmas a tarde.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi