Estado quer fortalecer conselhos municipais das cidades para diálogo com a sociedade

Medida foi destacada pelo secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, ao tomar posse como presidente e conduzir a primeira reunião do Conselho das Cidades do Paraná – ConCidades/PR. Objetivo é garantir o espaço para análises e debates sobre temas essenciais à população.

Ao contrário do que aconteceu no País nos últimos anos, com a descontinuidade de políticas participativas, o Governo do Estado manteve o Conselho das Cidades do Paraná - ConCidades/PR ativo para garantir a colaboração da sociedade em políticas que impactam diretamente as pessoas. No dia 21 de março, o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, tomou posse como presidente do ConCidades/PR e comandou a primeira reunião extraordinária do órgão em 2023.

O resgate das atividades dos Conselhos Municipais das Cidades foi um dos principais temas do encontro, que teve a participação presencial e virtual de 28 conselheiros, representando todos os segmentos da população. “Estamos aqui para garantir o espaço de análises e discussões de temas que são essenciais à vida de cada cidadão e cidadã. Estamos abertos a conversas com a sociedade, com as lideranças de todos os 399 municípios, daí a nossa disposição em resgatar e fortalecer os Conselhos Municipais das Cidades”, disse Pimentel.

O Paranacidade acompanha as atividades municipais pelo Portal dos Municípios. Ao mesmo tempo, a Secretaria das Cidades tem buscado contato com as prefeituras para que façam atualização dos seus Planos Diretores e de outros itens obrigatórios para acessarem o Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), quando surgem necessidades de apoio para obras, serviços e outras ações. Ela reforçou a necessidade dessas atividades.

O funcionário da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, José Carlos Salles, conselheiro da União por Moradia Popular do Estado do Paraná (UMP/PR), participou da reunião extraordiária.

Tibagi realiza Conferência da Cidade na próxima semana

No dia 27 de abril ocorrerá a Conferência Extraordinária Municipal da Cidade à partir das 9 horas no Auditório do SEMEC, com o objetivo de revisar o percentual dos membros do Conselho existente com a eleição de novos membros para ocuparem as novas cadeiras de acordo com a Lei Estadual 21.051/2022.

Texto: Agência Estadual de Notícias

Fotos: Valdelino Pontes