Meio Ambiente de Tibagi promove ações de saúde ambiental para o reaproveitamento de resíduos orgânicos nos distritos

Projeto é realizado através de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e tem como objetivo conscientizar e promover a capacitação da população da zona rural do município para o uso de composteira para reaproveitar esses resíduos como biofertilizantes.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Meio Ambiente, concluiu a primeira etapa do projeto de promoção de ações de educação em saúde ambiental realiza em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). O projeto foi elaborado pelo coordenador de projetos ambientais, o servidor Carlos Casturino Bueno da Silva Cruz.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Orlando Gomes Júnior (Dindo), o projeto tem o objetivo de realizar atividades interativas para conscientizar e promover a capacitação da população sobre a utilização de composteiras para o reaproveitamento de resíduos orgânicos como biofertilizantes.

O projeto é executado nos distritos de Alto do Amparo/São Bento e Caetano Mendes e nas comunidades do Barreiro, São Domingos e Pinheiro Seco.

“Concluímos a primeira etapa com o levantamento de dados através de visitas às comunidades abrangidas, com a aplicação de questionários referentes ao processo de compostagem e a utilização dos fertilizantes obtidos com a técnica. Assim, obtivemos informações sobre o conhecimento da população sobre o tema e a aceitação do público para o mesmo”, afirma o secretário.

Ele disse ainda que a próxima etapa, a ser realizada entre os meses de julho e agosto, consiste na divulgação através de carro de som, reuniões para explicar sobre o sobre e as primeiras oficinas e minicursos para a montagem e acompanhamento das composteiras, além de atividades com alunos da rede pública de ensino sobre o projeto.