Militares se despedem de Tibagi com saldo positivo no combate à dengue

Exército brasileiro cedeu 10 soldados para auxiliarem nas ações da Secretaria de Saúde. Foram 38 novos focos descobertos em residências e uma nova varredura por toda a cidade foi possível em menos tempo graças a esse apoio.

07/06/2022 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde, se despediu dos 10 militares cedidos pela 5ª Brigada de Cavalaria Blindada de Ponta Grossa que auxiliaram no combate à dengue no município. Sob o comando do sargento Rafael, a equipe faz parte do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada da cidade de Castro.

“Foi extremamente importante esse apoio do exército brasileiro nas atividades em conjunto com a Secretaria de Saúde. Com esse apoio, foi possível dividir as equipes para ampliar a cobertura e otimizar o tempo e visitarmos a maioria dos endereços. Nós concentramos as equipes nos mesmos bairros para terminamos a região o quanto antes para não deixarmos nenhuma área da sede descoberta”, afirma a secretária de Saúde, Natasha Dutko, que coordenou as ações.

Ela disse ainda que também foram realizadas visitas nos distritos de Alto do Amparo e Caetano Mendes. “Com certeza, sem o apoio do exército, demoraríamos mais tempo para visitar todas as localidades. Então, foi muito importante”, garante Natasha.

De acordo com a enfermeira Rafaela Mariana do Prado, coordenadora de saúde da família, foram 38 novos focos encontrados na cidade e no interior, em locais inusitados como, por exemplo, garrafas long neck quebradas, dentro de botas de borrachas, dentro de bebedouros de animais, dentro de troncos de árvores, além de muitos focos em vasos de flores, e também em água armazenada para a lavagem de calçadas.

“Quero agradecer novamente a disponibilidade do exército brasileiro em ceder o efetivo para esses dias para o município de Tibagi”, finaliza a secretária Natasha.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi