Ministério da Previdência aprova contas do TibagiPrev

Relatório concluiu que não houve irregularidades nos últimos quatro anos

Integrantes da diretoria do Instituto de Previdência de Tibagi (TibagiPrev) reuniram-se com o prefeito Arthur Butina (PSC) na Prefeitura, na tarde desta segunda-feira (28), para apresentar o resultado final de um relatório de auditoria feito pelo Ministério da Previdência Social. Segundo Maurício Chizini Barreto, diretor-presidente do Instituto, o relatório concluiu que não houve irregularidades nas contas do TibagiPrev nos últimos quatros anos. Também participaram da reunião com o prefeito o diretor de atuária do Instituto, Julio Cezar Mueller de Paula, e a diretora administrativa Evelyn Soares.

Nós viemos entregar para o prefeito o resultado dessa auditoria, que faz parte de uma rotina normal realizada pelo Ministério em todos os municípios. E a conclusão foi de que não houve nenhum procedimento errado nos últimos quatro anos de gestão (de 2017 para cá)”, explica Barreto. “Eles só nos indicaram algumas melhorias que precisam ser feitas no TibagiPrev no que se refere à legislação. Sugeriram buscar revisão e atualização das leis que regem o Instituto, haja vista que há leis que têm mais de 15 anos. Nesse período, a lei previdenciária mudou um pouco”, lembra.

De acordo com Barreto, “esse tipo de trabalho é interessante porque, com base nisso, podem ser emitidas certidões negativas para o município". “Se o Instituto não tivesse tido as contas aprovadas, o município não conseguiria a emissão dessas certidões”, destaca.

Barreto informa que o TibagiPrev, que está completando 20 anos em 2021, conta, hoje, com aproximadamente R$108 milhões aplicados, “oriundos das contribuições de aposentadoria dos funcionários públicos municipais”.

Por Helcio Kovaleski

(Foto: João Pedro Agostinho)