Museu de Tibagi recebe visita de equipe cultural de Telêmaco Borba

A gerência cultural da Prefeitura de Tibagi recebeu no museu histórico Des. Edmundo Mercer Júnior na tarde de hoje (15) a equipe da Secretaria da Cultura, Esporte e Recreação do município de Telêmaco Borba. O motivo da visita foi a realização de uma pesquisa do acervo histórico do museu de Tibagi para a localização de possíveis peças que podem fazer parte também da história de Telêmaco Borba.

O gerente cultural de Tibagi, Silas Oliveira, ressalta a importância desse resgate histórico por parte de Telêmaco Borba já que o território desse município pertencia à Tibagi e foi emancipado em 1963. “O intercâmbio cultural entre Tibagi e Telêmaco Borba é muito importante, pois ambos tem uma história em comum passada e essa troca de experiências e a visita deles buscando também esse passado só vai contribuir para o desenvolvimento cultural de Telêmaco”, ressalta.

Adriana Andrade é técnica em arte e cultura e disse que um dos objetivos da visita é o registro fotográfico de algumas peças para comporem um acervo fotográfico digital, pois muitas das peças que estão no museu de Tibagi fazem parte da história de Telêmaco Borba. Segundo ela, “a ideia é disponibilizar essas imagens na 19ª Semana Nacional dos Museus, que acontece em maio”.

“Ficamos muito impressionadas com a qualidade do Museu de Tibagi, as peças expostas, a disposição e a estrutura como um todo”, afirma Kamila Biscaia que é agente cultural e estava fotografando o acervo. Ela disse ainda que Telêmaco Borba quer resgatar essa história posterior antes da emancipação do município é importante essa busca em Tibagi já que ambos os municípios tem uma história em comum.

Durante o encontro as duas equipes culturais trocaram várias ideias para o desenvolvimento cultural de ambas as cidades e convidaram o Gerente Cultural Silas Oliveira para visitar o museu de Telêmaco Borba.