No Dia Mundial de Combate à Raiva, Saúde de Tibagi anuncia vacinação gratuita de cães e gatos para toda a população

A data é lembrada no dia 28 de setembro. A raiva pode ser transmitida aos humanos através da saliva contaminada de animais domésticos e silvestres. A partir de outubro, a vacinação antirrábica será gratuita para todos cães e gatos de tutores tibagianos.

28/09/2023 em SAÚDE

A Secretaria de Saúde, via Centro de Controle de Zoonoses, reforça que hoje, 28 de setembro, é o Dia Mundial de Combate à Raiva. E nesta data a secretária de Saúde, Natasha Dutko, garantiu que a partir de outubro será disponibiliza a vacinação gratuita de cães e gatos para todos os tutores tibagianos.

A vacinação será liberada por bairros para melhor organização, por isso é necessário ficar atento as redes sociais da Prefeitura de Tibagi para não perder as datas, reforça Natasha.

Segundo o Médico Veterinário e Coordenador de Controle de Zoonoses, Pedro Teider a raiva é uma doença fatal transmitida aos humanos pela saliva de mamíferos infectados, tanto domésticos quanto silvestres, através de mordidas, arranhões ou lambidas desses animais em mucosas ou feridas. “A vacinação é a principal forma de prevenção dessa doença. Animais domésticos devem ser vacinados anualmente”, garante.

Para proteger seu pet, agende a vacinação pelo telefone (42) 98811-2644. Aí é só comparecer com o animal na data e hora marcada. O endereço é Rua Frei Gaudêncio, 634 – Tibagi. Já nos distritos será divulgado as datas e locais de vacinação.

O QUE FAZER SE UM ANIMAL ME MORDER?

Caso você seja vítima de mordida ou arranhadura, lave imediatamente a ferida com água corrente e sabão e procure o serviço de saúde para registrar o acidente, mesmo que, de acordo com avaliação do médico ou responsável, não seja necessário receber soro e/ou vacina antirrábica.

Se o acidente acontecer com animais silvestres ou que tenham fugido após o ataque, vá imediatamente ao pronto atendimento! A profilaxia pós-exposição, ou seja, a aplicação de soro e/ou vacina antirrábica nos primeiros dias após o ferimento é capaz de salvar a vida de uma pessoa contaminada.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi

Arte: Giovagner Pires/ASCOM Pref Tibagi