NOTA OFICIAL – FALTA DE MEDICAMENTOS

29/08/2022 em NOTAS

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tibagi informa que, assim como outros 397 municípios paranaenses, faz parte do Consórcio Paraná Saúde. Este consórcio é o responsável pela aquisição e distribuição dos mais variados tipos de medicamentos para o atendimento da população.

Sendo assim, a Prefeitura de Tibagi fez parte de uma programação para a compra de medicamentos (Lote 03/2022) e, segundo o documento do Consórcio Paraná Saúde, eles deveriam ser entregues no PRAZO MÁXIMO DE 13/05/2022. Ou seja, a entrega está atrasada em quase TRÊS MESES E MEIO.

A atualização do prazo de entrega foi alterada no dia 25 de agosto e agora a previsão de entrega dos seguintes medicamentos ficou dessa forma:

1ª etapa da entrega de Amoxicilina + Clavulanato de Potássio 50 mg + 12,5 mg/mL suspensão oral, da Farmacêutica Promefarma, para a o dia 02/09/2022.

2ª etapa da entrega de Amoxicilina + Clavulanato de Potássio 50 mg + 12,5 mg/mL suspensão oral, da Farmacêutica Promefarma, para a o dia 30/09/2022.

Fenobarbital 100 mg comprimido, da Farmacêutica Medilar, foi cancelada a entrega.

Ou seja, o problema da falta de medicamentos não é uma exclusividade da Prefeitura de Tibagi e é constante em todos os municípios do Paraná. A Secretaria de Saúde não mede esforços para tentar procurar formas de contornar a situação, mas se trata de grandes farmacêuticas que distribuem medicamentos para todo o Brasil e a falta de alguns remédios é justamente pela alta demanda.

A Secretaria de Saúde, através da Farmácia Municipal, está com os pedidos e solicitações todos em dia, com empenhos e pagamentos realizados da maneira correta, e a ausência de medicamentos é um problema único e exclusivamente das empresas fornecedoras que não conseguem atender a demanda de todos os municípios.