NOTA OFICIAL – Segurança show Rio Negro & Solimões

18/04/2022 em NOTAS

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tibagi informa que circula um vídeo nas redes sociais no qual um possível segurança que atuou no show da dupla Rio Negro & Solimões no município no último sábado (16) agride uma mulher. Além disso, uma publicação em rede social afirma que quatro casais foram desrespeitados pela segurança do evento.

Sobre os fatos listados acima esclarecemos que, com relação ao vídeo, o suposto “segurança” que claramente pode ser identificado no vídeo NÃO trabalha para a empresa que prestou o serviço de segurança do evento. A Prefeitura de Tibagi possui, através do contrato administrativo nº 043/2022, possui contrato com a empresa J.H. Empresa de Vigilância LTDA – ME. Ela venceu o pregão eletrônico 011/2022 para a prestação de serviços através de empresa especializada em segurança priva (ponto, fixo, monitoramento, rondas e eventos), inclusive com certificação e autorização da polícia
federal e com funcionários devidamente uniformizados, sendo a alimentação, deslocamento, uniforme e equipamentos para a realização das atividades por conta da empresa contratada. O “segurança” que foi flagrado agredindo a mulher não estava uniformizado com o nome da empresa JH Segurança e, assim, não fazia parte do corpo de 30 seguranças e 10 brigadistas que trabalharam no show. Além disso, o evento contou com apoio da Polícia Militar conforme solicitação da Prefeitura de Tibagi.

Sobre a postagem com críticas em relação a abordagem de seguranças, elas se mostram inconsistentes. De acordo com a equipe de segurança, eles estavam cumprindo o Decreto nº 514/2022, publicado no Diário Oficial de Tibagi no dia 11 de abril de 2022, que dizia que ficaria proibido a comercialização de garrafas de vidro aos consumidores de bebidas de qualquer gênero no dia 16 de abril de 2022, cabendo aos ambulantes e comerciantes em geral presentes no evento e imediações adequarem essa comercialização em copos plásticos ou latas de alumínio. Assim, a equipe realizou a abordagem de pessoas que estariam descumprindo com a normativa. O cidadão abordado, visivelmente alterado, questionou os seguranças, mas estava consumindo bebidas em garrafas de vidro, o que era proibido pelo decreto por questões de segurança. Toda a abordagem foi presenciada por diversas pessoas que estavam ao redor.