Operadores de Tibagi podem se inscrever em cursos sobre turismo ecológico

Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, os interessados poderão se inscrever em plataforma online própria até esta sexta-feira (20). São três cursos ofertados e totalmente gratuitos: Elaboração de Trilhas Interpretativas”, “Turismo de Base Comunitária” e “Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo”.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Turismo, informa que está aberta até a próxima sexta-feira (20) as inscrições para três cursos sobre turismo ecológico promovidos pelo Ministério do Meio Ambiente.

A promoção de ações pedagógicas associadas ao lazer e turismo valorizam o patrimônio natural do País, enriquecendo os serviços nos parques nacionais, aumentando a visitação e, assim, atraindo mais recursos para a proteção do meio ambiente.

Os cursos serão ministrados de forma remota, pela plataforma online do Educa+, aberta para toda a população e 100% gratuita. Os cursos poderão ser realizados até o dia 17 de junho. São duas mil vagas para cada curso. Para se inscrever, os interessados precisam acessar (ead.mma.gov.br), clicar em “abertas” e em "inscreva-se''.

Cursos

O primeiro curso, "Elaboração de Trilhas Interpretativas”, tem o objetivo de orientar profissionais do turismo sobre elaboração de estratégias de educação ambiental em trilhas ecológicas. Por meio de recursos teóricos e práticos, eles vão receber orientações sobre como integrar o público ao meio ambiente nas trilhas.

O segundo curso, “Turismo de Base Comunitária”, busca incentivar o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis por comunidades locais, fomentando o ecoturismo e a educação ambiental em todo o País. A iniciativa promove a conscientização ambiental, contribuindo para a conservação do meio ambiente e valorização do patrimônio natural.

Já o terceiro curso, “Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo”, busca introduzir e aprofundar o conhecimento de guias turísticos e condutores de visitantes que trabalham no setor do ecoturismo. O objetivo do curso é incentivar o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis por comunidades locais, fomentando o ecoturismo e a educação ambiental.

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi e Ministério do Meio Ambiente
Fotos: Acervo/ASCOM Pref. Tibagi