Prefeitura de Tibagi e TIBAGIPREV concluem acordo e autarquia ganha sede própria

Após mais de 21 anos, desde a sua criação, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Tibagi irá melhor atender todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas com um local de fácil acesso e melhor estrutura.

Histórico. O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Tibagi (TIBAGIPREV) ganhará sede própria após 20 anos de existência. A partir de dois projetos de Lei da Prefeitura de Tibagi, aprovados pela Câmara de Vereadores, foi estabelecido o processo de compra e venda entre um imóvel público, onde funciona o TIBAGIPREV atualmente, e um terreno que pertence à Autarquia e será adquirido pelo município.

“A TIBAGIPREV completou 20 anos em outubro do ano passado. Em maio desse ano, já foi possível realizar a mudança para a nova sede própria e agora com a aprovação da Lei pela Câmara finalizamos o processo. Foram 20 anos sem sede própria e agora tanto os servidores como os beneficiários terão um espaço bem mais adequado para o atendimento”, ressalta o prefeito de Tibagi, Artur Butina.

Evelyn de Souza Soares é servidora pública e atual Diretora-Presidente do TIBAGIPREV. Ela destaca a colaboração do prefeito Artur Butina, das antigas diretorias e dos funcionários do Instituto para que essa conquista fosse possível.

“É um feito muito importante, visto que o Instituto presta atendimento a todos os servidores ativos, além dos aposentados e pensionistas, que agora terão um local de fácil acesso, com melhor estrutura, e mais agradável para serem atendidos. Da mesma forma, agora os servidores do Instituto terão um local mais adequado e melhores condições de trabalho, o que consequentemente faz melhorar o atendimento ao público. Além disso, haverá economia de dinheiro público, visto que a partir de agora não haverá mais a despesa do aluguel”, destaca Evelyn.

Foram duas leis aprovadas pela Câmara: a 2.936/2022 e a 2.937/2022, que autorizam ao Executivo e TibagiPrev a compra e venda do imóvel e do terreno. Segundo elas, o imóvel da prefeitura foi avaliado em R$ 540.299,06 e o terreno do TIBAGIPREV foi avaliado em R$ 350.618,32. Essa avaliação foi feita por uma comissão de funcionários públicos conforme normas técnicas.

“A aquisição do imóvel para a constituição da sede do TIBAGIPREV é um sonho antigo, que se concretizará graças à atual gestão. Os custos da compra do imóvel pela Autarquia Previdenciária serão provenientes da sua taxa de administração, o que é diferente de recursos previdenciários. Já os valores que serão recebidos pelo instituto serão destinados integralmente aos recursos previdenciários e serão indisponíveis para outros fins”, afirma Adriano Augusto de Oliveira, advogado do TIBAGIPREV.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi