Prefeitura, Instituto Água e Terra e Provopar promovem 'Drive-Thru Solidário'

Ação realizada em frente à Prefeitura arrecada mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis

Por Helcio Kovaleski

Fotos: Divulgação/João Pedro Agostinho

A primeira-dama Kelly Oliveira, o Instituto Água e Terra (IAT), órgão ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Tibagi promoveram, nesta quinta-feira (22), o “Drive-Thru Solidário”, na praça Edmundo Mercer, em frente à Prefeitura. A ação, que aconteceu das 10 às 17 horas, consistiu na troca de duas mudas de árvores frutíferas por um quilo de alimento não perecível.

Durante todo o dia, foram arrecadados pouco mais de meia tonelada de alimentos (540 kg), que serão destinados a famílias em situação de risco social. “Eu acho que é muito importante essa ação. A população aderiu à campanha, e a gente já está pensando em uma segunda edição”, afirma Kelly Oliveira. “E, como eu falei, isso ajuda muito a Provopar, ajuda muito a população, assim como a campanha de agasalho, que os bancos e pessoas particulares ajudaram. Essas campanhas são muito boas para o município”, completa.

Na avaliação da primeira-dama, “as pessoas estão se humanizando mais”. “Eu sempre falo que essas coisas servem para mudar muito as pessoas”, observa.

Primeiro

De acordo com Ivan Aloisio Loureiro, chefe regional do IAT, em Ponta Grossa, foram disponibilizadas três mil mudas de araçá, cereja, guabiroba e pitanga para a ação em Tibagi. Desse total, foram distríbuídas 1.080 mudas.

Loureiro diz que a Regional do IAT atinge 18 municípios, e Tibagi foi o primeiro fora de Ponta Grossa a receber o “Drive-Thru Solidário”. “Eu acredito que a cidade foi escolhida porque o Parque Estadual do Guartelá, que é administrado pelo IAT, é uma referência na preservação [do meio ambiente]. E também pela demanda da população. As árvores frutíferas podem contemplar a arborização urbana. E as pessoas daqui que querem plantar essas [mudas de árvores] frutíferas em casa, a gente consegue disponibilizar”, observa.

Segundo Loureiro, a ideia do “Drive-Thru Solidário” começou quando foi realizada a primeira ação solidária do IAT em Ponta Grossa, em 10 de junho passado. Nesse dia, segundo ele, o IAT conseguiu arrecadar 1,3 mil kg de alimentos. “O secretário [estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo] Márcio Nunes e o presidente do IAT, Everton Souza, gostaram da ideia e decidiram aplicar em todo o estado”, afirma.

As ações solidárias promovidas pelo IAT já foram realizadas em cinco cidades: Ponta Grossa, Guarapuava, Guaratuba, Umuarama e Pitanga. “Tibagi é a sexta que está recebendo essa ação”, diz Loureiro.