Saúde de Tibagi alerta população sobre a questão da dengue para o dia de finados

Tibagianos devem ficar atentos com recipientes ou ornamentos levados aos cemitérios e que possam acumular água.

01/11/2022 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria Municipal de Saúde via Coordenação de Controle de Zoonoses, alerta a população tibagiana sobre os cuidados com recipientes ou ornamentos levados aos cemitérios por conta do Dia de Finados (2 de novembro de 2022) e que possam acumular água ou servirem de criadores do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya.

Embalagens plásticas, suportes para as velas colocadas nos túmulos, copos plásticos e os próprios jazigos podem servir de criadouro para as larvas do mosquito. Com o período constate de chuvas e temperaturas mais quentes, qualquer acúmulo de água em local propício pode ocorrer a proliferação do mosquito da dengue. Pedimos que a comunidade fique em alerta e não deixe a água acumular em nenhum lugar.

Vale ressaltar que o Decreto Municipal nº 841/2020 determina a eliminação de todos os recipientes ou ornamento que possam acumular água ou servir para acondicionar água a serem criadouros de mosquito Aedes aegypti no Cemitério Municipal de Tibagi e demais áreas públicas, sendo assim, o controle de zoonoses, juntamente com as Agentes de Combate às Endemias, irão realizar, a partir do dia 03 de novembro de 2022, visita em todos os cemitérios do município e eliminar todos os possíveis focos e objetos que acumulem água.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi