Saúde de Tibagi orienta sobre a esporotricose

Doença é caracterizada por lesões na pele causada por um fungo. Tanto homens quanto animais podem contrair a doença através de ferimentos com vegetais, contato com a terra e arranhadura ou mordedura de gatos que tenham a doença.

03/07/2023 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses, orienta a população tibagiana sobre a doença esporotricose, que atualmente está em processo de endemização na maior parte do país.

O município de Tibagi não possui casos confirmados, porém o Estado do Paraná já possui regiões endêmicas para essa doença. Assim, vale ressaltar a importância dos cuidados e da prevenção e da possibilidade de tibagianos contraírem a doença durante o trânsito dentro do Estado.

A esporotricose é uma doença caracterizada por lesões na pele e causada por um fungo (Sporothrix schenckii) encontrado na natureza. Vários animais, inclusive o homem, podem contrair a esporotricose por ferimentos com vegetais, contato com a terra e arranhadura ou mordedura de gatos que tenham a doença.

A transmissão da esporotricose pode ocorrer por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição, porém a grande maioria dos casos da atualidade decorrem da transmissão zoonótica a partir de arranhaduras, mordeduras ou contato direto com lesões ulceradas de gatos.

Segundo o Coordenador de Zoonoses Pedro Teider, para evitar a transmissão da doença em humanos, recomenda-se cuidado na abordagem de gatos, principalmente se forem desconhecidos e estiverem com lesões. Se visualizar animais com feridas (muitas vezes no rosto, ao redor do nariz, nas patas e ou na cauda) entre em contato com o Controle de Zoonoses de Tibagi (42) 98811-2644.

Arte: Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi