Saúde de Tibagi promove grupo de educação nutricional para crianças

Ação tem como objetivo combater a obesidade infantil a partir de conversas sobre alimentos, escolhas alimentares e oficinas culinárias para desenvolver o senso crítico e as habilidades de preparar suas próprias “comidinhas” saudáveis.

19/04/2022 em SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Tibagi, através da Secretaria de Saúde, realiza mensalmente o encontro do grupo de educação nutricional para o público infantil de 6 a 12 anos no município. Neste mês de maio, o encontro será novamente presencial.

De acordo com a nutricionista da Prefeitura de Tibagi, Grazielly Bobato Regailo, as ações de Educação Nutricional para o público infantil no município, fazem parte de uma estratégia nacional para prevenção e combate à obesidade infantil.

“Ela envolve desde gestores municipais (secretarias de saúde, educação e esportes), profissionais da saúde e sociedade civil, sensibilizando a todos, de que a obesidade entre crianças já é um problema de saúde pública em nossa país. Quase sempre, quando há obesidade na infância, ela perdura pelos anos de adolescência e até a vida adulta, acarretando outras doenças crônicas como diabetes, pressão alta, cânceres, entre outras”, garante a nutricionista.

Grazielly disse ainda que Tibagi deu início a estratégia PROTEJA do Ministério da Saúde, com reuniões de educação nutricional com todas as crianças que quiserem participar, pelo menos 1 vez ao mês, em dois horários, sendo um pela manhã e outro no período da tarde, em ambos os horários, com o mesmo tema, para que a atividade possa integrar o contraturno com a escola.

“São conversas sobre alimentos, escolhas alimentares e oficinas culinárias para desenvolver o senso crítico e as habilidades de preparar suas próprias “comidinhas” saudáveis. Também fica estendido o convite aos pais, responsáveis e professores a acompanhar estes momentos de aprendizado e poderem ser incentivadores de seus filhos e alunos”, finaliza a profissional.

Grupo de Educação Nutricional Infantil de Tibagi

Data: 20 de abril 2022 (quarta-feira)
Horário: a partir das 09h e às 13h30
Local: Centro do Idoso (Av. Manoel das Dores, ao lado da Defesa Civil).

Arte: Divulgação.