× Fechar menu
Licitação ao vivo
, clique aqui
Prefeitura Municipal de Tibagi

Saúde de Tibagi realiza a instalação de armadilhas para o combate à dengue

Conhecida como “ovitrampra”, o objeto tem a finalidade de identificar os locais onde há a presença do mosquito Aedes aegypt, que transmite a doença, e realizar um mapeamento para realizar ações específicas de combate ao mosquito.

30/09/2022 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde via Controle de Zoonozes e agentes de combate as endemias, instalaram 45 armadilhas em pontos estratégicos da sede do município para captura e posterior contagem dos ovos do mosquito da dengue, a chamada “ovitrampa”, que tem por finalidade o mapeamento dos locais onde pode haver maior concentração da doença, e com isso, providenciar as devidas ações de prevenção da dengue.


A ovitrampa também ajudam a retirar do ambiente doméstico milhares de ovos que, posteriormente, poderiam se desenvolver e aumentar o número de mosquitos causadores da doença.
“Com a aproximação do verão, a preocupação com novos casos de dengue aumenta, e para isso, ações estão sendo planejadas para controle de uma possível epidemia, e a utilização dessas armadilhas nos informa quase que semanalmente o que está acontecendo em cada região e nos direciona nas ações”, garante Pedro Teider, coordenador de Controle de Zoonoses de Tibagi.


Ele disse ainda que depois de preparadas, as armadilhas são instaladas em pontos estratégicos do município. “O monitoramento delas é constante, e a cada 4 dias as ovitrampas são recolhidas para contagem dos ovos e, com base na quantidade de ovos encontrado, ou na ausência deles, as Agentes de Combate às Endemias podem promover visitas em imóveis e orientar a população quanto à correta destinação dos objetos que podem se tornar criadouros nos locais específicos indicados pelo monitoramento, além de ajudar as Secretarias a programarem mutirões localizados de limpeza”, finaliza.

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi
Fotos: Divulgação

Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: