Saúde de Tibagi realiza campanha dezembro vermelho

Durante este mês, a Secretaria de Saúde participa da Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Dia 1º de dezembro é lembrado como o Dia Mundial da Luta contra a AIDS.

01/12/2021 em SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde de Tibagi orienta toda a população que o mês de dezembro é conhecido como “Dezembro Vermelho”. Isso porque durante todo o período é realizada a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além disso, nesta quarta-feira 1º de dezembro, é lembrada também como o Dia Mundial da Luta contra a AIDS.

“Durante o ano temos vários meses com programação de conscientização e o mês de Dezembro é um deles. Para prevenção do HIV/Aids e outras ISTs, o melhor método é o uso de camisinhas em todas as relações sexuais. As unidades de saúde têm para distribuição gratuita as camisinhas feminina e masculina e também contam com testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C. As pessoas que tiverem interesse podem se dirigir até a unidade de saúde mais próxima de sua casa e agendar o seu teste. Ele é gratuito e em 15 min se tem o resultado”, afirma a secretária de Saúde de Tibagi, Natasha Dutko.

Todos devem fazer o teste rápido para a detecção da doença regularmente. Ele pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde de Tibagi, inclusive na Clínica da Mulher, e também nos distritos de São Bento do Amparo e Caetano Mendes. O teste é gratuito e sigiloso.

De acordo com a médica Ana Paula Berke, que atua na UBS 18 de Março e no setor de Epidemiologia do município, desde 1987, comemora-se no dia 01 de Dezembro o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A data é importante para conscientizar as pessoas sobre as medidas de prevenção, tratamento e cuidados com as pessoas que convivem com o vírus HIV.

“A Aids pode ser transmitida por contato com sangue contaminado, por relações sexuais sem camisinha e até de mãe para filho durante a gestação, parto e amamentação. O diagnóstico é feito através de exames de sangue. Atualmente, Tibagi dispõe de testes rápidos nas unidades de saúde que permitem fazer o diagnóstico na hora. É importante salientar que existe tratamento para a doença e este é fornecido gratuitamente pelo SUS”, garante a Dra. Ana Paula.

Arte:
Giovagner Pires/ASCOM Pref. Tibagi