Saúde de Tibagi realiza conscientização nas escolas sobre a causa animal

Equipe trabalhou com alunos das escolas sobre bem-estar animal, guarda responsável e zoonoses. O objetivo desse trabalho é ampliar conhecimentos e conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância dos cuidados com os animais.

18/09/2023 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses, deu início a uma ação de conscientização em todas as escolas do município sobre pautas relacionadas à causa animal: bem-estar, guarda responsável e zoonoses.

De acordo com a secretária de Saúde, Natsha Dutko, o objetivo desse trabalho é ampliar conhecimentos e conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância dos cuidados com os animais. A iniciativa busca, por meio de palestras ministradas aos alunos das escolas municipais, estaduais e particular, levar aos jovens informações sobre os temas de maus tratos, abandono de animais, castração, posse responsável e a importância da vacinação na prevenção de doenças nos bichinhos.

O médico veterinário e coordenador de Controle de Zoonoses, Pedro Teider, reforça a necessidade de educar os jovens sobre esses assuntos, visto que o município, constantemente sofre com abandono de animais e denúncias de maus tratos. Além disso, está aproveitando as visitas para divulgar a sala de vacinação antirrábica inaugurada no dia 31 de agosto de 2023 em Tibagi.

Essa ação é uma parceria do Controle de Zoonoses com as Agentes de Combate às Endemias e do projeto Saúde nas Escolas e Projeto PROTEJA, que além levar uma fantasia de cachorro para atrair a atenção das crianças, foram distribuídas cartilhas para os estudantes.