Saúde de Tibagi realiza evento alusivo ao Setembro Amarelo

Caminhada pela Vida acontece no dia 21 de setembro (quinta-feira) a partir das 09h com concentração em frente a Igreja Matriz. Ação é promovida pelo CAPS I.

15/09/2023 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) I, realiza na próxima quinta-feira (21) a Caminhada Pela Vida, evento alusivo ao Setembro Amarelo. A ação tem início a partir das 09h com a concentração em frente à Igreja Matriz N.S. dos Remédio.

Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio. O suicídio é uma questão multifatorial, ou seja, são vários fatores, nas mais diversas esferas da vida, que contribuem para este pensamento, tais como: fatores biológicos, psicológicos, sociais, ambientais e culturais.

De acordo com a equipe multiprofissional do CAPS de Tibagi, composta pela assistente social Thaís Alessandra Schmitt; pela enfermeira Mirian Dietrich; e pela psicóloga Rosana Schiffer Cury, a sociedade em geral pode contribuir na prevenção ao suicídio e para isto, é preciso prestar atenção em alguns sinais de sofrimento que a pessoa esteja apresentando. Muitas das vezes a pessoa que apresenta estes sinais está apenas tentando aliviar seu sofrimento.

Esses sinais podem ser comportamentais, onde se há uma mudança brusca de humor, isolamento social, desesperança, aumento de uso de álcool e outras drogas, insônia ou aumento de sono, entre outros. Há também os sinais verbais onde a pessoa fala “em breve não estarei mais”, “não posso mais aguentar isso”, “eu quero dormir e não acorda nunca mais”, “não quero mais viver”, entre outras.

Diante de tudo isto sempre ouça o outro com atenção, não julgue o sofrimento alheio, apenas acolha com afeto e sempre busque ajuda profissional.

Setembro Amarelo – Caminhada pela Vida

Data: 21 de setembro de 2023 (quinta-feira)

Local: Concentração em frente à Igreja Matriz N. S. dos Remédios

Arte: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi