Saúde de Tibagi reforça importância da vacinação no Dia Mundial de Combate à Poliomielite

Esta segunda-feira (24) marca 38 anos da implementação do Dia Internacional do Combate à Poliomielite. No município, índice de vacinação está em apenas 53,31%, com 749 crianças vacinadas de um total de 1405 aptas a receberem a dose.

24/10/2022 em SAÚDE

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, causada pelo poliovírus e que pode provocar graves implicações no sistema nervoso central, como atrofia e paralisia de membros, especialmente dos inferiores.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Saúde, realiza diversas ações para melhorar o índice no município que está abaixo do esperado. Até o momento, apenas 53,31% do público apto a receber a vacina (crianças menores de 5 anos de idade) receberam a dose. Isso representa 749 crianças imunizadas de um total de 1405 aptas em todo o município.

Como meio de incentivar a conscientização sobre a doença, foi instituído, em 24 de outubro de 1984, o Dia Mundial do Combate à Poliomielite, em alusão ao nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a doença. Esta segunda-feira (24) marca, portanto, 38 anos da implementação da data.

No Brasil, a forma mais tradicional de imunização se dá pela vacinação oral, popularmente conhecida como “gotinha”. Todas as crianças com menos de 5 anos devem estar devidamente protegidas, o que impede a poliomielite de prosperar.

Texto: AEN e Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi

Foto: Venilton Kuchler/Arquivo SESA