Saúde e Defesa Civil de Tibagi reforçam ações de combate à dengue

Município ainda não teve nenhum caso confirmado de dengue no atual período epidemiológico. Mesmo assim, cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito.

24/01/2024 em SAÚDE

A Prefeitura de Tibagi vai intensificar as ações de conscientização, prevenção e combate ao mosquito da dengue no município nos próximos dias. O trabalho vai ficar por conta da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, e também pela Defesa Civil.

O período do ano com maior transmissão da doença ocorre geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.

As principais ações que vão ser tomadas a partir de agora são as visitas domiciliares dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde; a utilização de carro de som informando sobre os riscos da doença e blitz informativas. Com o retorno das aulas, as equipes também vão visitar as escolas municipais, estaduais e particular.

Prevenir é a melhor forma de evitar a Dengue, além da Zika e Chikungunya, que também são transmitidas pelo mesmo mosquito. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, por isso, algumas ações da população são tão importantes no enfrentamento à doença.

Como prevenir a dengue?

Deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti.

Proteger as áreas do corpo que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas.

Usar repelentes à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de Icaridina nas partes expostas do corpo. Também pode ser aplicado sobre as roupas. Em crianças menores de 2 anos de idade, não é recomendado o uso de repelente sem orientação médica. Para crianças entre 2 e 12 anos, usar concentrações até 10% de DEET, no máximo 3 vezes ao dia.

Sintomas da dengue

Os sintomas são: Febre alta > 38°C; Dor no corpo e articulações; Dor atrás dos olhos; Mal-estar; Falta de apetite; Dor de cabeça; Manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade. Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.

Em caso de dúvidas, contatar o Controle de Zoonoses de Tibagi (42) 98811-2644 ou com a Defesa Civil pelos números: (42) 98830-6954 / 3275-2664 / 3275-2237 / 199.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi