Sirenes de alerta em Tibagi serão novamente testadas nos dias 08, 09 e 10 de novembro

Equipamento faz parte do Plano de Ação de Emergência da UHE Tibagi Montante para garantir a segurança dos tibagianos que moram próximos ao Rio Tibagi. Sinal sonoro será apenas um teste, pois a barragem está em perfeitas condições.

A Defesa Civil de Tibagi e a Usina Hidroelétrica (UHE) Tibagi Montante anunciam que farão testes com sirenes de alerta nos dias 08, 09 e 10 de novembro (de segunda à quarta-feira da próxima semana) das 09h às 19h. Os testes terão duração curta e serão intermitentes, não havendo a necessidade de nenhuma ação por parte da população de Tibagi.

É importante esclarecer que a barragem da UHE Tibagi Montante NÃO está com nenhuma rachadura e NÃO apresenta nenhum problema estrutural. Esta é uma medida preventiva e obrigatória para garantir a segurança de todos os tibagianos que moram próximos ao Rio Tibagi.

Essa ação, de acordo com informativo da UHE Tibagi Montante, faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina que tem como objetivo implantar um sistema de alerta e de prevenção, que deve ser acionado apenas em uma situação de emergência com a barragem, de modo que a população seja avisada a tempo de executar as ações previstas no PAE.

Ao todo 4 sirenes de emergência foram instaladas em Tibagi próximas a áreas ribeirinhas, local de foco das ações visto que a população de outras regiões mais altas não são afetadas. Uma fica na própria usina; outra na Escola Municipal Professor Aroldo; outra na Prefeitura Municipal de Tibagi e a última na Praça Santa Paula.

Maiores informações podem ser obtidas neste informativo produzido pela UHE Tibagi Montante.

Texto: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tibagi.
Arte: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi