Tibagi conta agora com o serviço do SAMU

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência pode ser acionado através do 192 no município. O SAMU é destinado para situações mais graves, enquanto a ambulância da Prefeitura de Tibagi fica com o transporte de pacientes e atendimentos mais simples.

07/10/2021 em SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Tibagi, através da Secretaria de Saúde, deu mais um passo importante no atendimento médico dos tibagianos. A partir já da última quarta-feira (07), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) começou suas operações no município. Uma demanda sonhada por muitos anos finalmente foi colocada em prática. A ambulância do SAMU irá atender tanto a sede como os distritos de Tibagi

O SAMU pode ser acionado através do número 192 de telefones fixos ou de celulares. A ambulância do SAMU está equipada para atender situações de urgência e emergência médica. As ambulâncias da Secretaria de Saúde continuam operando normalmente e devem ser acionadas em situação mais simples, principalmente no transporte de pacientes para consulta médica. Abaixo você confere todas as situações em que o SAMU deve ou não ser acionado pelo 192.

O prefeito Artur Butina comemorou mais essa conquista para o município. “É uma nova era para o atendimento médico em Tibagi. A vida das pessoas não tem preço, e com o serviço do SAMU vamos conseguir atender situações graves e levar para o nosso hospital de referência, o Luíza Borba Carneiro, que era para ser fechado e em pouco tempo conseguimos equipá-lo para atender qualquer tipo de situação. Mais uma grande conquista para Tibagi”, ressalta Butina.

O SAMU em Tibagi foi implantado em parceria com o Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU), que é o responsável pela contratação da equipe de socorristas e motoristas. A diretora geral do Consórcio, Scheila Mainardes, participou da inauguração do serviço.

“Sempre trabalhamos para que isso acontecesse em Tibagi, pois se trata de um serviço essencial para pacientes com risco à vida. Como polo turístico, Tibagi não poderia deixar de ter o serviço do SAMU disponível no município”, afirma Scheila.

O chefe da 21ª Regional de Saúde, em Telêmaco Borba, Cleverton Soares, também participou do evento. “A população de Tibagi ganha muito com o serviço do SAMU. O prefeito Butina é um gestor comprometido com o serviço público e aplica o recurso para atender a população. O governador Ratinho e o secretário de Saúde Beto Preto são enormes parceiros de nossa região”, garante Soares.

Assim, Tibagi conta agora com o atendimento do SAMU, para situações de urgência e emergência quando há risco à vida; com a Defesa Civil, envolvendo situações de traumas e lesões; e a ambulância da Prefeitura, quando a situação for mais simples sem risco à vida e para o transporte de pacientes. Confira a atribuição de cada um dos três serviços:

SAMU

Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
Intoxicação ou envenenamento;
Na ocorrência de maus tratos;
Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
Em tentativas de suicídio;
Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do
corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);
Crises Convulsivas;
Transferência inter-hospitalar de doentes graves;
Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela
ou sofrimento intenso.

DEFESA CIVIL

Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
Incêndios;
Agressão por arma de fogo ou arma branca;
Queimaduras graves;
Afogamentos;
Choque elétrico;
Acidentes com produtos perigosos;
Soterramento, desabamento;
Queda de plano elevado;
Vazamento de gás.

Ambulância da Prefeitura de Tibagi

Levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames;
Febre prolongada;
Dores crônicas;
Vômito e diarreia;
Transporte de óbito;
Dor de dente;
Transferência sem regulação médica prévia;
Trocas de sonda;
Corte com pouco sangramento,
Entorses;
Cólicas renais;
Transportes inter-hospitalares de pacientes de convênio;
Todas as demais situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica e sem risco à vida.

Foto: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi