× Fechar menu
Licitação ao vivo
, clique aqui
Prefeitura Municipal de Tibagi

Tibagi e 21ª Regional de Saúde discutem prevenção da dengue

Objetivo da reunião é a atualização dos planos de contingência das arboviroses

28/02/2025 em SAÚDE

Representantes da Secretaria de Saúde de Tibagi e da 21ª Regional de Saúde se reuniram para discutir o controle das arboviroses no município. O encontro teve como objetivo atualizar o plano de contingência e reforçar estratégias para a prevenção de doenças como dengue, chikungunya e zika.

De acordo com a bióloga Daniela Vinha, da divisão de vigilância da 21ª Regional de Saúde, a equipe está prestando apoio aos sete municípios sob sua responsabilidade, incluindo Tibagi. “Estamos aqui hoje reunidos com a equipe de saúde do município para fazer a atualização dos planos de contingência das arboviroses. Esse plano é um documento oficial que deve ser publicado para a população, detalhando as ações que serão executadas em caso de transmissão ou epidemia", explicou.

O coordenador de Controle de Zoonoses, Pedro Irineu Teider Junior, destacou que a reunião foi fundamental para alinhar o fluxograma de atendimento e notificação de casos. “Estamos ajustando o fluxo desde a porta de entrada, nas unidades de saúde, até o acompanhamento dos casos confirmados. Além disso, já intensificamos as pulverizações com inseticidas em pontos estratégicos e estamos utilizando ovitrampas para identificar áreas com maior concentração do mosquito transmissor”, afirmou.

Segundo o secretário de Saúde, Luis Tadeu de Andrade Mercer, a preocupação com o aumento de casos em outras regiões do Paraná reforça a necessidade de prevenção. “Aqui, felizmente, estamos com um número muito baixo, tanto que estamos no nível zero. No entanto, é essencial mantermos as ações para evitar um aumento de casos na cidade”, ressaltou.

A situação epidemiológica de Tibagi foi considerada tranquila no momento, conforme apontou Daniela Vinha. “Nenhum dos sete municípios da regional está com plano de contingência ativado, pois estamos no período sazonal. No entanto, Tibagi recebe muitos visitantes, o que aumenta o risco de introdução da doença. O controle do vetor e a conscientização da população são fundamentais para evitar surtos”, destacou.

O prefeito Rildo Leonardi reforçou a importância da parceria com a 21ª Regional de Saúde e o papel da população no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Eles têm uma equipe treinada e capacitada para nos dar suporte. Mas precisamos da conscientização de todos, pois um simples pote d’água ou um pneu pode se tornar um criadouro do mosquito. A prevenção começa dentro de casa e nos espaços públicos”, alertou.

Texto: Kauana Neitzel

Foto: João Pedro Agostinho


Compartilhe nas redes sociais: