Tibagi promove o dezembro verde.

As ações do dezembro verde buscam a conscientização e adoção de animais

Tibagi promove o dezembro verde.

O mês de dezembro é dedicado à campanha Dezembro Verde, que visa conscientizar a população sobre o abandono de animais. Em Tibagi, a Secretaria de Saúde, por meio do Controle de Zoonoses, realiza diversas ações para chamar a atenção da sociedade para a importância do respeito aos animais e incentivar a adoção responsável.

De acordo com o médico veterinário responsável pelo Canil Municipal de Tibagi, Pedro Teider, são aproximadamente 70 cães hoje que habitam o espaço e estão aptos para adoção. São animais que foram abandonados e recolhidos pelo poder público e estão à espera para serem adotados.

A população pode ajudar a diminuir o número de animais abandonados adotando um animal do Canil Municipal”, afirma Teider. “Temos animais de todas as idades e portes, que estão à espera de um novo lar”.

A Prefeitura de Tibagi realiza a Feira de Adoção todas as quartas-feiras, das 14h às 17h30 na praça Edmundo Mercer, ao lado da Feira do Produtor.

As pessoas que estiverem interessadas em adotar algum animal do Canil podem entrar diretamente em contato comigo através do telefone (42) 98811-2644”, afirma Teider. “Assim, conseguimos agendar uma visita ao espaço para a adoção”.

Abandono de animais é crime

Vale ressaltar que abandonar animais é crime previsto na Lei Federal nº 14.064, de 2020. A pena prevista é de detenção, de três meses a um ano, e multa.

O abandono de animais é uma crueldade e não deve ser tolerado”, afirma Teider. “Se você não tem condições de cuidar de um animal, não o adquira”.