Tibagi recebe 310 doses da Coronavac

Vacinas irão zerar a fila de espera no município pela 2ª dose contra a Covid-19. Imunizante também será utilizado para dar início à vacinação de grávidas e puérperas de 18 a 59 anos com comorbidades.

19/05/2021 em SAÚDE

Nesta quarta-feira (19) a Secretaria de Saúde de Tibagi irá receber da 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba 480 novas doses de vacinas contra a Covid-19. Dessas, 310 são do Instituto Butantan/Coronavac e serão utilizadas para zerar a fila de espera pela 2ª dose no município.

Além disso, as vacinas serão utilizadas para dar início a imunização de grávidas e puérperas (mamães com bebês de até 45 dias) com comorbidades de 18 a 59 anos que estavam suspensas. A Coronavac não possui contra-indicação para a vacinação desse público como a vacina da Astrazeneca/Fiocruz. Esta última não possuía em sua bula a indicação expressa de que poderia ser utilizada em mulheres grávidas e puérperas. A Coronavac possui essa recomendação.

As vacinas fazem parte da 19ª remessa e, além das 310 doses de Coronavac, o município recebeu também outras 170 doses da Astrazeneca/Fiocruz que deverão ser utilizadas para a 2ª dose de pacientes entre 65 e 69 anos.

De acordo com a responsável pela vacinação em Tibagi, a enfermeira Rafaela Mariana do Prado, as grávidas e puérperas deverão ser convocadas para a vacinação na próxima quinta-feira (20). Já na sexta-feira (21) deve acontecer a aplicação da 2ª dose da Coronavac para os idosos. “Vamos definir isso ainda hoje e divulgamos na sequência o calendário de vacinação no município de Tibagi”, garante Rafaela.