Tibagi segue com a substituição de lâmpadas de iluminação pública

Avenidas Donato Marcondes Chaves, em São Bento; e João Talevi, em Caetano Mendes, já contam com novas luminárias em LED. Já houve a troca de aproximadamente 68% dos pontos previstos e o término é estimado em janeiro de 2023.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Planejamento, firmou em 2021 convênio com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para promover a eficiência energética do município. O projeto prevê a troca de 1.806 luminárias, tanto na sede quanto nos distritos de Alto do Amparo e Caetano Mendes.

O valor total do empreendimento é de R$1.899.737,25, sendo R$1.560.220,02 fornecidos pela Copel e R$ 339.517,23 de contrapartida do município.

A execução, iniciada em abril deste ano, tem seu término estimado para janeiro de 2023, porém já houve a troca de aproximadamente 68% dos pontos previstos. Embora a maior parte deste número tenha sido na sede, as principais vias dos distritos de São Bento e de Caetano Mendes também já foram contempladas.

“Esta troca significa um avanço para a cidade, visto que as lâmpadas de vapor metálico estão sendo substituídas por lâmpadas de tecnologia LED, que possuem um tempo de vida maior e não consomem tanta energia. Além da economia gerada a longo prazo, as lâmpadas de LED têm um melhor índice de iluminação, ou seja, a cidade ficará mais iluminada por um custo menor. Estima-se uma economia mínima de 57,52% em relação às luminárias atuais”, afirma a secretária de Planejamento, Luana Ribeiro.