Tibagi tem relíquias de nova santa católica

Pároco e religiosas receberam presente pela canonização

Em Tibagi, onde estão sediadas as religiosas pertencentes ao Instituto das Pequenas Irmãs da Sagrada Família, congregação a que pertence a mais nova santa católica, Madre Maria Domenica Mantovani, existem relíquias de primeiro grau da veneranda: pedaços de osso que foram repassados a cada casa do instituto e, por ocasião da canonização, a párocos e bispos do mundo inteiro. O pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Luiz Mirkoski, recebeu uma relíquia. Ao bispo Dom Sergio Arthur Braschi ela será entregue nos próximos dias.

De acordo com a irmã Ivanete da Costa, em abril de 2003, a congregação já havia presenteado cada religiosa com uma relíquia de primeiro grau de madre Maria. “Na canonização, também foram disponibilizadas mais algumas relíquias às irmãs que entraram na congregação depois da beatificação dela, em 2003”, conta, citando que dez religiosas brasileiras estiveram em Roma quando da canonização, dentre elas Franciane Xavier dos Santos, que mora em Tibagi, no Lar de Nazaré, e Djéssica Rodrigues Freitas, que servia na Itália e veio para a comunidade em seguida. “Elas trouxeram as relíquias para presentear bispos e párocos de onde trabalhamos”, acrescenta.

“É um presente único. Eu guardo a relíquia no meu quarto, na cabeceira da cama. Sinto muito forte a presença da madre porque é um pedacinho dela, do osso, mas ela está aqui, está presente. Onde nós estamos ela está. Ela pessoalmente não esteve em Tibagi, mas não deixa de estar aqui porque estamos com o carisma, com a congregação aqui. Para as Pequenas Irmãs vai ser sempre madre Maria. Era nossa. A partir da canonização, é da igreja toda, todos se beneficiam com a santidade de mais essa santa. Sinto gratidão e alegria de poder partilhar esse dom maravilhoso com todo o Povo de Deus. Em Tibagi, antes de 2003, temos relatos de graças, milagres alcançados por intercessão de Santa Maria Mantovani. Muitas pessoas vieram contar histórias de fatos ocorridos, depois da canonização. Com a divulgação da canonização, muita gente está procurando, quer a relíquia, a oração, rezam e pedem a sua intercessão”, detalha.

“Estar na canonização de madre Maria foi uma experiência única. Ver tantas pessoas reunidas para louvar a Deus pela vida de dez santos, pessoas comuns que entregaram todo seu ser por amor a Jesus Cristo e seu Reino, e de modo especial ver a nossa co-fundadora Santa Maria Domenica, entre estes santos, para mim é sinal de que a santidade é possível, está ao alcance de todos que se dispõe a caminhar com o Senhor no cotidiano da nossa vida”, testemunha irmã Franciane. “Me trouxe uma alegria muito grande saber que seu exemplo de vida conhecido por nós, Pequenas Irmãs da Sagrada Família, também passou a ser testemunho de santidade a tantas outras pessoas”, completa irmã Djessica.

Padre Luiz Mirkoski recebeu a relíquia dia 13 de junho de irmã Franciane. “Tive a certeza de que Deus confirmava sua presença na paróquia, abençoando e enviando essa igreja missionária de Tibagi. Durante o tríduo de preparação para a canonização de Santa Maria Domenica, a matriz rezou, cantou, pediu e agradeceu a intercessão da santa na comunidade paroquial até pela presença missionaria das irmãs filhas de Santa Maria Domenica. Receber a relíquia de primeiro grau de uma santa tão importante para história de Tibagi encheu o meu coração de alegria e de muita esperança”, enfatiza o pároco.

A congregação está há 30 anos em Tibagi.

Texto: Diocese de Ponta Grossa