Vaca Mecânica de Tibagi produz 1.600 unidades de leite de soja por semana

Equipamento foi implementado no município em 1984 pelo então prefeito Dr. Zezito e estava há 7 anos parado sem produção. Secretaria de Agricultura distribui a produção todas as sextas-feiras.

A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria de Agricultura, retomou a todo vapor a produção do leite de soja através da “vaca mecânica”, equipamento responsável pela mistura e empacotamento do produto.

De acordo com o secretário Fabiano Carneiro, são produzidas por semana aproximadamente 1.600 unidades, o que corresponde a 6.400 pacotes por mês que são distribuídos gratuitamente para a população todas as sextas-feiras. Além disso, existem algumas demandas específicas para as crianças atendidas pela Assistência Social no município.

A vaca mecânica foi adquirida pelo município em 1984, durante a gestão do saudoso Dr. Zezito. Ele ficou cerca de 7 anos parado e a produção foi retomada, em ocasiões especiais, em 2022. Agora em 2023 a produção voltou a ser constante, inclusive com a contratação de empresa responsável pelos insumos e pela manutenção do equipamento.

A distribuição acontece na estrutura da vaca mecânica, que fica na Rua Mutirantes s/n (aos fundos do Cruzeiro). A Secretaria de Agricultura estuda a possibilidade de distribuição nos bairros da cidade e também nos distritos de Alto do Amparo/São Bento e Caetano Mendes.

O secretário Fabiano esclarece, ainda, que o consumo do leite de soja deve ser feito em até dois dias para evitar que o produto azede.

Fotos: João Pedro Agostinho/ASCOM Pref. Tibagi