Concursos do Carnaval 2019 serão on line

Mesmo com mudanças inscrições encerram nesta sexta-feira (01)

Baixar foto Concursos do Carnaval 2019 serão on line

Concursos para escolha de Rainha e Marchinhas do Carnaval 2019 terá votação on line

A Prefeitura divulgou nesta quarta-feira (30) um comunicado informando alterações na programação do Carnaval 2019. Mesmo com as mudanças o prazo para as inscrições nos concursos de Marchinha e Rainha da festa terminam nesta sexta-feira, 1° de fevereiro. De acordo com o membro da Comissão Organizadora do Carnaval, o gerente de Cultura, Sidnei Bielski, as modificações não alteram o andamento dos concursos, que agora serão realizados por votação on line, na página oficial do Carnaval no Facebook. “Com esse novo modelo para os concursos precisaremos de mais tempo para as gravações dos vídeos que vão para as redes sociais e isso vai demandar um trabalho mais demorado da comissão para adequar tudo a tempo da votação, que acontecerá entre os dias 18 e 22 de fevereiro”, explicou.

Segundo Bielski, a comissão está confiante no sucesso do formato, já que vai atrair um público novo para o evento. “A votação on line vai permitir que todos que tem acesso às redes sociais possam votar. É uma forma mais democrática e que vai trazer gente nova para nosso Carnaval. Uma estratégia para buscar aquele público que não estava envolvido com o evento e quem sabe, mais turistas, que também vão poder votar desta vez”, justifica o gerente.

Com a votação on line, de acordo com o novo regulamento, o vídeo mais curtido, entre os candidatos dos dois concursos (Rainha e Marchinha), será consagrado o vencedor. Os segundos e terceiros mais votados também serão premiados.  A coroação da Rainha e Princesas (regulamento) e a premiação das Marchinhas (regulamento) vencedoras acontecerão na abertura do Carnaval 2019, na sexta-feira, 1° de março, a partir das 21h, na Praça Edmundo Mercer.

Interessados ainda podem procurar o Departamento de Cultura, para inscrições no Concurso de Marchinhas e a Secretaria Municipal de Turismo, para as inscrições para o Concurso de Rainha do Carnaval, até às 17h30 desta sexta-feira (01)

Mudanças

O prefeito Rildo Leonardi divulgou um vídeo nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Tibagi, na noite desta quarta-feira (30), em que pede “compreensão da população” em relação às decisões que foram tomadas. No vídeo ele explica que porque questões de economia de recursos públicos estão buscando alternativas para deixar a festa mais “barata”.

O prefeito Rildo Leonardi lamentou o cancelamento do desfile, mas considera necessário haver cortes para economizar recursos públicos. “Sabemos que o Desfile de Rua é o grande destaque do Carnaval, é uma perda lastimável, sem dúvida, mas precisamos mudar e conhecemos a complexidade que é criar um desfile. Não conseguiríamos fazer com a mesma beleza e a mesma grandiosidade que sempre foi feito, por isso resolvemos tomar essa decisão. Para economizar, precisaríamos diminuir o investimento nas fantasias, no número de pessoas, blocos, baterias. Não conseguiríamos fazer o Desfile do Carnaval 2019 à altura dos outros que já foram feitos”, explicou.

O prefeito já sinalizou até em que pretende investir com os recursos economizados. “Em uma decisão conjunta com secretários optamos por providenciar a instalação de ar condicionado em todas as creches e escolas municipais. Nossos alunos da rede municipal terão mais conforto, uma escola mais preparada para os dias de calor ou de frios intensos. Uma necessidade que há tempos vinha sendo reivindicada por pais e professores e que agora será uma realidade. Então, é com muita humildade que conto com a compreensão e o apoio de todos”,  finaliza.

O público terá shows na Tenda Principal e na Tenda do Samba nos cinco dias de festa. As matinês, Desfile do Corso e praça de alimentação continuam na programação.

A programação completa, já com as alterações previstas, será divulgada nos próximos dias.

Texto: Bianca Martins

Fotos: Christian Camargo